Porque os jovens não gostam de ler?
Em nosso
país temos dois grandes problemas, o primeiro é que lemos pouco e o segundo é
que lemos mal. É o que mostram os resultados de diferentes instrumentos de
avaliação, tanto estrangeiros quanto nacionais. Vamos tomar por base o ano de
2000, em que o Brasil participou pela primeira vez do Programa Internacional de
Avaliação de Estudantes (PISA), que reuniu estudantes (todos entre 15 e 16
anos) de 32 países. Você pode não acreditar, mas nos nossos jovens obtiveram o
último lugar é isso mesmo que falei, o último lugar. Mais da metade deles
ficaram entre os níveis 1 e 2 de leitura (num total de 5 níveis), isto é, mal
conseguia reconhecer a ideia principal de um texto, extrair informações que
podiam ser inferidas, estabelecer relações entre um texto e outro, ler
gráficos, diagramas, etc.
Nos
programas nacionais de avaliação escolar, os resultados não são diferentes.
Tanto o Enem quanto o Saeb, em relatórios de 2004, apontam que 42% dos alunos
da 3ª série do ensino médio estão nos estágios "muito crítico" e
"crítico" de desenvolvimento de habilidades e competências em Língua
Portuguesa, com dificuldades principalmente em leitura e interpretação de
textos. Do total de alunos avaliados, apenas 5% dos alunos alcançam o nível
considerado adequado de leitura, que consiste em, por exemplo, entre outras
operações, ser capaz de num texto estabelecer relações de causa e conseqüência,
identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados, efeitos de sentido
decorrentes do uso de uma palavra, de uma expressão ou da pontuação.
Diante desse
quadro, cabe perguntar: quais as causas dessa situação? O jovem brasileiro não
gosta de ler? Que fatores socioculturais e escolares têm responsabilidade sobre
esses resultados? E mais: o que pode ser feito a curto prazo para mudar esse
quadro?
Não é
absolutamente verdade que as crianças e adolescentes não gostem de ler. A onda
esotérica provocada pelos livros de Paulo Coelho que seduziu os jovens a partir
do final da década de 1980 e a atual mania Harry Potter são a prova disso. Evidentemente,
não há uma causa simples que explique o problema nem uma solução mágica que o
resolva. Diferentes aspectos estão relacionados com esses resultados, como o
hábito e a valorização da leitura em casa, o papel da televisão e da Internet
na vida contemporânea, o preço do livro, a formação dos professores e sua
concepção de leitura, as práticas de ensino de leitura, a qualidade das obras
selecionadas pela escola, o tipo de ensino que se faz da literatura no ensino
médio, as listas de obras literárias indicadas pelos exames vestibulares, etc.
Tomemos alguns desses aspectos para exame.
Precisamos
cada vez mais ler, ler faz bem e ler bem. Precisamos ensinar aos jovens que
leiam e façam um resumo do que acabaram de ler e é assim que podemos mudar um
pouco este cenário. Encontrei alguns
livros grátis no site http://livrousado.com e também há inúmeros sites para
baixar livros grátis é rápido, no titio google.com encontramos tudo que
precisamos.
Porque os jovens não gostam de ler?
Somos nós que podemos mudar essa realidade, faça a sua parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário