sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Porque os jovens não gostam de ler?



Porque os jovens não gostam de ler?



Em nosso país temos dois grandes problemas, o primeiro é que lemos pouco e o segundo é que lemos mal. É o que mostram os resultados de diferentes instrumentos de avaliação, tanto estrangeiros quanto nacionais. Vamos tomar por base o ano de 2000, em que o Brasil participou pela primeira vez do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que reuniu estudantes (todos entre 15 e 16 anos) de 32 países. Você pode não acreditar, mas nos nossos jovens obtiveram o último lugar é isso mesmo que falei, o último lugar. Mais da metade deles ficaram entre os níveis 1 e 2 de leitura (num total de 5 níveis), isto é, mal conseguia reconhecer a ideia principal de um texto, extrair informações que podiam ser inferidas, estabelecer relações entre um texto e outro, ler gráficos, diagramas, etc.


 Nos programas nacionais de avaliação escolar, os resultados não são diferentes. Tanto o Enem quanto o Saeb, em relatórios de 2004, apontam que 42% dos alunos da 3ª série do ensino médio estão nos estágios "muito crítico" e "crítico" de desenvolvimento de habilidades e competências em Língua Portuguesa, com dificuldades principalmente em leitura e interpretação de textos. Do total de alunos avaliados, apenas 5% dos alunos alcançam o nível considerado adequado de leitura, que consiste em, por exemplo, entre outras operações, ser capaz de num texto estabelecer relações de causa e conseqüência, identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados, efeitos de sentido decorrentes do uso de uma palavra, de uma expressão ou da pontuação.

Diante desse quadro, cabe perguntar: quais as causas dessa situação? O jovem brasileiro não gosta de ler? Que fatores socioculturais e escolares têm responsabilidade sobre esses resultados? E mais: o que pode ser feito a curto prazo para mudar esse quadro?

Não é absolutamente verdade que as crianças e adolescentes não gostem de ler. A onda esotérica provocada pelos livros de Paulo Coelho que seduziu os jovens a partir do final da década de 1980 e a atual mania Harry Potter são a prova disso. Evidentemente, não há uma causa simples que explique o problema nem uma solução mágica que o resolva. Diferentes aspectos estão relacionados com esses resultados, como o hábito e a valorização da leitura em casa, o papel da televisão e da Internet na vida contemporânea, o preço do livro, a formação dos professores e sua concepção de leitura, as práticas de ensino de leitura, a qualidade das obras selecionadas pela escola, o tipo de ensino que se faz da literatura no ensino médio, as listas de obras literárias indicadas pelos exames vestibulares, etc. Tomemos alguns desses aspectos para exame.



Precisamos cada vez mais ler, ler faz bem e ler bem. Precisamos ensinar aos jovens que leiam e façam um resumo do que acabaram de ler e é assim que podemos mudar um pouco este cenário.  Encontrei alguns livros grátis no site http://livrousado.com e também há inúmeros sites para baixar livros grátis é rápido, no titio google.com encontramos tudo que precisamos.


Porque os jovens não gostam de ler?

Somos nós que podemos mudar essa realidade, faça a sua parte.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário